Foto: Fábio Marchetto
As macrorregiões Norte, Sul, Sudeste e Jequitinhonha e as microrregiões de Betim, Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Vespasiano, Contagem, Curvelo e Manhuaçu foram liberadas a avançar para a onda vermelha do Plano Minas Consciente, a partir deste sábado, dia 17 de abril. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e anunciada pelo governador Romeu Zema na quinta-feira, dia 15, sendo publicada no Diário Oficial do estado de sexta-feira, 16 de abril.
Segundo Zema, as regiões obtiveram melhorias de indicadores, o que possibilitou as decisões técnicas por parte da Secretaria de Saúde. Mas o governador também ressaltou que Minas Gerais está “longe de ter conforto” em relação à Covid-19.
“Ainda temos um sistema hospitalar sobrecarregado, os profissionais de Saúde estão cansados e as vagas são poucas. Por isso precisamos tomar todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Dobramos o número de leitos de UTI e de enfermaria em Minas Gerais, mas o aumento de casos nessa segunda onda exige toda cautela”, afirmou.
A onda vermelha, a segunda fase mais restritiva do plano, permite o funcionamento de todos os comércios e serviços, como bares, academias e salões de beleza, além de hotéis e atrativos culturais e naturais, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limite de público. É liberada também a realização de eventos com até 30 pessoas.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp