Notícias

“Tenho orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo e das conquistas para Camanducaia”, afirma Rodrigão

29 de dezembro de 2021

Foto: Divulgação

Prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira (Rodrigão)

O balanço de 2021 foi o tema da entrevista da Gazeta da Cidade com o prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira (Rodrigão). O bate-papo aconteceu nesta semana e abordou vários setores da Administração Municipal, as melhorias, obras, projetos e as ações que a prefeitura pretende concretizar na cidade em 2022.

Gazeta: Faça um balanço sobre o ano de 2021 no município.

Rodrigão: 2021 tem sido um ano de inúmeros desafios. Tivemos, logo no início do ano, o pico da pandemia, período em que perdemos muitos amigos, familiares, e isso me marcou muito.  Sabia que seria um ano de muito trabalho, mas não esperava vivenciar esse período tão difícil, mas graças a Deus vacinamos toda a nossa população adulta e jovem, e agora estamos reforçando com a terceira dose. É a esperança de que dias melhores estão bem próximos. O novo normal está chegando. Com o avanço da vacinação, retomamos as aulas presenciais em todas as escolas e creches do município. Também foi possível retomar todas as atividades econômicas do município e, aos poucos, estamos conseguindo desenvolver diversos projetos que ficaram prejudicados com a pandemia.

Ainda assim, classifico que tivemos um ano, do ponto de vista de gestão, muito produtivo. Estamos encerrando apenas o primeiro ano dos nossos quatro anos de mandato, mas eu tenho pedido aos colaboradores da prefeitura que trabalhem sempre dentro da maior agilidade possível. Não podemos perder tempo. O progresso tem pressa e é preciso avançar a cada dia.

Gazeta: Quais foram as principais conquistas da gestão para a cidade neste ano?

Rodrigão: Tenho orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo e das conquistas para Camanducaia. Avançamos em todos os setores, apesar do pouco tempo de gestão. Muito disso foi graças às condições que “recebemos” a prefeitura: contas em dia, servidores comprometidos, nenhuma pendência e um modelo de gestão que deu certo. Avançamos, por exemplo, no desenvolvimento econômico e na atração de indústrias. Recentemente, anunciamos a chegada da Bauducco em Camanducaia. A empresa irá construir cerca de 400 mil metros quadrados, em uma área de quase um milhão de metros quadrados de terreno. Será um grande divisor de águas para nós. E, é claro, tivemos muitas outras empresas chegando ao município, como uma distribuidora de lubrificantes, a multinacional Rosenberger, empresa alemã que fabrica cabos de fibra óptica, entre outras.

Também temos uma indústria forte, crescente, em pleno desenvolvimento, chamada turismo. Monte Verde gera milhares de empregos, fixos e temporários, injeta na economia local uma quantia bastante expressiva de recursos, e o nosso papel tem sido conduzir, de maneira ordenada, esse desenvolvimento. Atualizamos o Plano Municipal de Turismo, com uma perspectiva mais moderna e ousada, e estamos agora atualizando o Plano Diretor de todo o município.

Estamos investindo pesado em infraestrutura para a população e para o turismo. Já são vários metros quadrados de calçamento finalizados, muitos em execução e ainda muitos quilômetros a executar.

Na saúde, também tivemos importantes conquistas, como a vacinação da nossa população. Fomos considerados um dos municípios que mais aceleram a logística, garantindo a agilidade na vacinação da população. Temos outros projetos em andamento, como o Fila Zero, que está acabando com a fila de exames e consultas. Esse programa eu sonhei desde o dia em que me dispus a ser candidato a prefeito e estamos realizando. Já são dezenas de pessoas.

Gazeta: E em relação à infraestrutura, o que gostaria de pontuar?

Rodrigão: Não deixamos nenhum setor parado. Investimos em todas as áreas do município.

Na infraestrutura, ampliamos a manutenção de estradas rurais, com um trabalho inovador, que jamais havia sido feito. É um trabalho que demanda mais tempo, mas que dura mais também. E não foi só em manutenção, também investimos em asfalto. Algumas obras já estavam licitadas pela gestão do prefeito Edmar e demos continuidade, como a pavimentação de trechos da Perimetral Emídio Moreira Filho. Agora, vamos ampliar esse asfaltamento e fazer mais um trecho logo no início do ano.

Outra importante conquista, e uma grande alegria para mim, é o tão sonhado asfalto da estrada de São Mateus. Desde o início do mandato estamos trabalhando nesse projeto. Um projeto completo, como uma rodovia, mesmo sinalizada, com qualidade. Me reuni inúmeras vezes com a minha equipe para buscar viabilizar esse sonho com recursos da prefeitura. Chegamos à conclusão que o melhor era fazer um financiamento de parte do recurso, e conquistamos a outra parte com recursos do Governo Federal e com os meus amigos, deputado estadual Ulysses Gomes e deputado federal Odair Cunha.  Eles se uniram e disseram que através de emendas conjuntas bancariam o que faltavam. Agora é vencer toda a burocracia e, assim que finalizar o processo do financiamento, vamos licitar essa obra inteira. Quero executar isso o quanto antes.

Gazeta: Sabemos dos avanços em todas as áreas, mas o que quer destacar?

Rodrigão: Temos muitas ações, realmente. Estamos trabalhando muito, desde o início do mandato. Prezo muito por um atendimento mais humanizado em todos os setores públicos e eu agradeço aos colaboradores da prefeitura que entenderam isso, e vestiram a camisa.

No esporte, estamos retomando campeonatos, diversificando as modalidades, incentivando e apoiando todas elas, começamos a reformar quadras, e vamos intensificar essa ação.

Criamos o Centro de Qualificação Profissional, que ocupa um espaço adequado e capaz de suprir as necessidades da população. Sem falar do Balcão de Empregos, que tem mais espaço agora para atender quem está à procura de empregos e também as empresas que recrutam conosco.

Estamos iniciando a construção de uma creche no Bairro Quedas Verdes, uma obra muito importante para o município. Quando assumi, já havia essa previsão orçamentária. Então, fizemos o projeto de uma creche moderna e a obra já começou. Também iniciamos a obra de ampliação da Creche Gentil Faria. Fizemos ainda o projeto para construir uma pré-escola em Monte Verde. Uma escola linda e moderna. Vamos licitar nos próximos dias e, assim que iniciarmos 2022, quero poder dar a ordem de início nessa obra.

São apenas alguns exemplos de ações que estamos colocando em prática na nossa gestão.

Gazeta: Cite os principais projetos para 2022.

Rodrigão: Eu acabei dando muito spoiler enquanto conversávamos, mas tem muito por vir ainda, estamos com um projeto de modernização da gestão, valorização dos nossos colaboradores, quero chegar num nível, por exemplo, onde o engenheiro que vai protocolar um projeto de construção não precise ir até a prefeitura, que ele tenha um canal online de atendimento, protocolo e acompanhamento de todo o processo, isso é fazer gestão para mim, dar agilidade, entregar facilidade, desburocratizar.

Esse exemplo que envolve a Secretaria de Obras é só um, mas precisa ser assim em todos os setores, termos mais agilidade, a coisa precisa andar mais rápido, eu sou empreendedor, eu sei que empreender no Brasil é difícil, em Camanducaia eu quero que seja, ao menos, menos difícil.

E muitas coisas boas estão por vir, vamos implantar o remédio em casa para a população da zona rural, isso significa que o paciente que usa medicamento todo mês não vai precisar ir à farmácia buscar seu remédio, o agente comunitário de saúde vai levar na casa dele, acompanhar se está tomando corretamente.

Quero poder investir ainda mais no Fila Zero, terminar de zerar todas as demandas e fazer com que elas não se acumulem nunca mais. É um desafio, custa muito dinheiro, mas eu vejo como o maior investimento que podemos fazer para o povo.

Vamos ampliar os atendimentos da Escola de Música, que já no começo do ano passará a ter uma extensão física em Monte Verde, e terá atividade itinerante em São Mateus ainda no ano que vem.

Nossa Secretaria de Meio Ambiente está com projetos ótimos, como o do selo verde, que prevê benefícios àquelas construções que tenham algum item de sustentabilidade, como energia solar, reaproveitamento de água, enfim, esse projeto ainda é bastante embrionário, mas vamos colocar em prática em 2022.

É isso, continuar o que começamos, ampliar os investimentos em todos os setores, melhorar a vida de cada um que habita este paraíso que é Camanducaia, em todos seus cantos e rincões.

Gazeta: Quais as perspectivas para a economia no município no próximo ano?

Rodrigão: Sou muito otimista quanto à economia. Sei que teremos um ano eleitoral pela frente, isso interfere e muito, tanto na burocracia que nos impede de fazer muita coisa, mas também interfere no cenário econômico nacional, mesmo assim, eu me mantenho otimista. Continuaremos nosso trabalho pela atração de novas indústrias, sempre pensando no desenvolvimento econômico parceiro da sustentabilidade, continuaremos buscando fontes de receitas alternativas, como as emendas parlamentares e os programas de governos, e incentivando o comércio local, como já temos feito, e espero que cada vez mais nosso comércio se fortaleça, no que depender de mim todos terão sempre o apoio do município.

Gazeta: Quer deixar alguma mensagem para a população?

Rodrigão: Quero, antes de mais nada, me solidarizar mais uma vez com todas as famílias que viveram o luto em decorrência dessa pandemia e também, é claro, tantos outros fatores, eu realmente sinto muito pelo que cada um passou e está passando.

Eu tenho que agradecer muito aos servidores da prefeitura, todos, sem exceção.
Tenho que agradecer a todos que me mandam mensagem, que me param nas ruas, para dizer que estão orando por mim, pela minha família, pelo nosso trabalho, isso é o que me move, essa energia, esse carinho.

Dizer que podem contar comigo sempre, eu estou me dedicando muito, dando o melhor de mim para deixar uma cidade melhor para nossos filhos e netos.

Gratidão a Deus por me permitir viver tudo isso, viu. É desafiador, cansativo, mas é também muito gratificante. E, por fim, não posso perder a oportunidade de desejar a todos um feliz Ano Novo, muita luz e muita paz! Obrigado.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1213

22/01/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp