Fotos: Divulgação
Na manhã da terça-feira, dia 10 de agosto, o vereador Edvaldo de Souza Santos Junior (Juninho da Dello) foi inspecionar o ritmo no serviço de implantação da Usina Termoquímica de Geração Elétrica (UTGE) que está sendo construída no Bairro dos Pessegueiros, ao lado do Aterro Sanitário de Extrema.
Juninho propôs a criação da usina por intermédio da Indicação nº 98/2019. A obra está em andamento e a previsão de inauguração é para 2022.
O secretário de Meio Ambiente, Kelvin Lucas Toledo Silva, o chefe de Divisão, Jael Ivani Vieira Cerqueira, e a engenheira agrônoma, Raissa Silveira Santos, recepcionaram o vereador. Durante a visitação, Juninho fez questionamentos sobre a necessidade de finalizar a obra o mais rápido possível.
Segundo o secretário Kelvin Silva, o Executivo já está se mobilizando para a transição de uma nova destinação final dos resíduos sólidos do município. “Aqui na usina os rejeitos e detritos sólidos serão transformados em energia”, disse.
“Acredito que as principais vantagens da UTGE são a redução da necessidade de área de disposição final de resíduos (em relação a um aterro sanitário), a eliminação de riscos de contaminação ambiental, a geração de um ativo econômico e, o principal, a recuperação do Aterro Sanitário. Esse processo será a longo prazo, mas tenho certeza que é algo transformador”, comentou Juninho. A obra está orçada em cerca de R$ 3,4 milhões. Extrema será a segunda cidade mineira a utilizar a tecnologia, o que garantirá não somente um ganho ambiental, mas também um ganho econômico.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp