Notícias

Vereadores aprovam trabalho via aplicativos de motoristas autônomos

Os motoristas de aplicativos de Extrema e a comunidade acabam de ganhar mais um benefício: a aprovação da autorização do trabalho autônomo por meio de aplicativos

16 de abril de 2020

Fotos: Câmara Extrema

motorcycles

Os motoristas de aplicativos de Extrema e a comunidade acabam de ganhar mais um benefício: a aprovação da autorização do trabalho autônomo por meio de aplicativos. Os vereadores Leandro Marinho, presidente da Câmara, pastor René Cursino, vice-presidente, Telma Aparecida Maciel, 1ª secretária, Rafael Silva de Souza Lima (Tita), 2º secretário, Danilo de Morais e Sidney Soares de Carvalho (Walderrama) votaram favoráveis ao Projeto de Lei nº 3.081, que foi apresentado na 8ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 13 de abril.

Com a aprovação do Legislativo, os condutores terão mais segurança e maior organização no trabalho. “Este projeto regulamenta o uso de aplicativos de transporte público em todo o município. Praticamente toda a população lida com diversos aplicativos que são destinados para diversas finalidades – e o transporte é uma dessas áreas mais atuantes. Essas importantes ferramentas digitais estão cada vez mais presentes na vida da comunidade, o que facilita a qualidade de vida e melhora o desenvolvimento social e logístico das pessoas, além de gerar maior economia também no comércio local”, disse Leandro Marinho.

Uma luta que começou em 2017

Desde 2017, a Câmara de Extrema, por meio da Comissão de Participação Popular, vem intensificando ações para que os transportes público e privado fossem regularizados e mais valorizados.

“Recebíamos constantes reclamações dos moradores sobre a qualidade do nosso transporte público. Na época eu era presidente da Comissão Popular e mobilizamos uma audiência pública com o objetivo de debater, junto à comunidade e aos prestadores de serviço, as melhorias necessárias em atendimento às demandas. Em abril do mesmo ano, realizamos uma grande audiência pública aqui na Casa de Leis e, durante o encontro, os moradores puderam reclamar e dar as suas sugestões, além de cobrar benfeitorias emergenciais sobre o serviço que atendia os bairros urbanos e rurais do município. Temas como os atrasos nos itinerários, a diminuição na quantidade de viagens e as mudanças nos trajetos foram trazidos à tona. Isso mostra que há três anos vínhamos travando uma batalha para melhorar o nosso sistema de transporte”, contou o presidente do Legislativo.

Para os demais membros da mesa diretora, vereadores René, Telma e Tita, os aplicativos são, indiscutivelmente, uma excelente opção para tornar a vida mais prática e encontrar ainda opções em diversas áreas como comércio, meios de alimentação, recreação e lazer, turismo e cultura. “Ao regularizar este tipo de aplicativo, os motoristas se aproximam cada vez mais dos clientes e permitem que eles se aproximem cada vez mais do seu negócio, gerando, assim, confiabilidade e grande interação”, afirmaram.

Segundo Danilo e Walderrama, o uso do aplicativo permite grande agilidade e confiabilidade na obtenção do serviço. “Promove-se a fidelidade e uma grande interação comercial, que se tornam ainda mais simultâneas e rápidas. Com a aprovação e a autorização do trabalho dos motoristas autônomos que utilizam os aplicativos, a população ganha em seguridade, conforto e baixo custo. É um benefício geral”, ressaltaram os vereadores.

Regularizando e valorizando o profissional

Vale lembrar de outra conquista para o transporte, mas, desta vez, para os motociclistas: a aprovação do Projeto de Lei nº 2.908, enviado pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores de Extrema. Todos os parlamentares foram unanimes em aprovar a regularização da profissão de mototaxista, que era uma antiga reivindicação desses profissionais.

“Quando se aposta no transporte – seja ele privado ou público – garante-se uma melhor qualidade de vida para a nossa população e também um impacto positivo na vida de quem trabalha na área. Essa é uma vitória que vem sendo apoiada pela Câmara e que conta com a união do Poder Executivo, na figura do prefeito, João Batista da Silva. Sempre iremos priorizar mais esta pauta porque trata de uma classe de trabalhadores que é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Estamos valorizando e reconhecendo dezenas de profissionais que levam alimento para dentro das suas casas. Essa regularização reflete em respeito e atenção aos motoristas e motociclistas, de forma geral. Quem ganha é a comunidade”, comemorou Leandro Marinho.

O papel de quem cuida da população

“Nosso modo de trabalhar é respeitando aqueles que mais precisam de amparo e representatividade. Como legisladores atuamos pelo bem comum, levando em conta o desenvolvimento social e o respeito com as coisas e serviços públicos. Levar em conta as reivindicações da comunidade e dos trabalhadores são posturas que sempre serão seguidas à risca por todos nós”, pontuaram Leandro, René, Telma, Tita, Danilo e Walderrama.

“Estamos ao lado do cidadão para tentar resolver os problemas que envolvem o transporte municipal. É desta forma que construímos uma Extrema mais digna para todos nós”, concluíram.

Vereadores que votaram favoráveis

Os vereadores Leandro Marinho, pastor René Cursino, Telma Aparecida Maciel, Rafael Silva de Souza Lima (Tita), Danilo de Morais e Sidney Soares de Carvalho (Walderrama) votaram favoráveis nos seguintes projetos de leis e ações:

  • Projeto de Lei nº 3.081 – regulamenta o uso de aplicativos de transporte público no município;
  • Realização, em 2017, de audiência pública para debater melhorias no transporte;
  • Projeto de Lei nº 2.908 – regulariza a profissão de mototaxista;
  • Vários projetos que trazem melhorias na malha viária tanto da cidade quanto dos bairros rurais;
  • Indicações de benfeitorias em trechos precários e a manutenção de vias urbanas e rurais.

Leandro Marinho
Pastor René Cursino
Telma Aparecida Maciel

Rafael Silva de Souza Lima (Tita)
Danilo de Morais
Sidney Soares de Carvalho (Walderrama)

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp