Notícias

Vereadores visitam famílias da Vila Frum e protocolam reivindicações junto ao Executivo

14 de junho de 2021

Foto: Ascom/Câmara Extrema

_Vereadores visitam moradores

A manhã de sábado, dia 12 de junho, foi de muita conversa entre a comunidade que reside na Vila da Frum e os vereadores Sidney Soares de Carvalho (Walderrama) – presidente da Câmara, Rafael Silva de Souza Lima (Tita) – vice-presidente, Tamara Martiniuk – 1ª secretária da mesa diretora, e Marcio José Vieira. Foram percorridas todas as ruas do bairro com o objetivo de ouvir diretamente dos moradores as principais reivindicações.

Entre as principais demandas emergenciais estão a construção de um acesso de interligação entre o bairro e o centro da cidade e de uma área de lazer e recreação para as crianças e famílias.

“Atualmente nós utilizamos como única via a Rodovia Fernão Dias. Sempre ficamos ilhados porque acontecem muitos acidentes na pista, impedindo-nos de sair de casa. Já aconteceu de irmos a pé ao centro da cidade porque era uma situação emergencial”, contou Luana Paula dos Santos, residente da Rua Contagem, nº 54. Álvaro José Machado, marido de Luana, também contou que existem outras precariedades assistenciais como uma área de lazer e recreação, patrulhamento policial e mais iluminação em pontos estratégicos da Vila da Frum.

Jeandro Vidal de Souza e Moisés de Souza também moram na Rua Contagem. Para eles, o itinerário e os horários do transporte coletivo precisam ser melhorados. Ambos pontuaram a necessidade na colocação de canaletas e de construção de guias para melhor escoamento das águas das chuvas.

Antonio Marcos da Silva Alves mora com os filhos e a esposa na Rua Betim, que faz esquina com a Belo Horizonte. Em conversa com os vereadores, ele contou que a comunidade local precisa da limpeza dos terrenos que margeiam o bairro e as residências, a melhoria na qualidade asfáltica e intensificação do patrulhamento policial. “Também precisamos de uma área de lazer para as nossas crianças. Aqui não tem espaço de recreação para os nossos filhos e isso implica diretamente na qualidade de vida de todos nós”.

Floriano de Pinho Amaral mora na Vila da Frum há 12 anos. Questionado sobre as benfeitorias, ele destacou a importância de se realizar a limpeza das ruas e dos acessos à localidade.

O casal Adriana Aparecida Pereira Rosa e Silvio Alves Santa Rosa enfatizou duas fundamentais melhorias: “Precisamos para ontem de uma saída alternativa que facilite o nosso transporte para a cidade e de um espaço destinado ao lazer. Certamente ganharemos bem-estar e dignidade com essas benfeitorias”.

Benedito Lopes Gonçalves, morador mais antigo da Vila da Frum, vive com a esposa Leone há mais de 30 anos na Rua Varginha. Para ele, a iluminação pública é um ponto crucial que merece atenção por parte do Executivo. Outro apontamento feito pelo casal foi a construção de uma área recreativa que atenderá todas as famílias do bairro.

Gabriel Tauan Fernandez Gomes e seu tio, Euclécio Gomes, são vizinhos. Segundo eles, as crianças brincam na rua sem proteção. “Por mais que seja uma rua sem saída, precisamos de um playground adequado com equipamentos apropriados. Diversos bairros de Extrema contam com esta estrutura e por que a Vila da FRUM ainda não recebeu esta melhoria?”, questionaram.

Entrega de pedidos ao Executivo

Na manhã da segunda-feira, dia 14 de junho, os vereadores reuniram-se no gabinete do prefeito, João Batista da Silva, para entregar as reivindicações levantadas na visitação à Vila da Frum. No documento constam todos os pedidos detalhados com as reclamações das famílias. Em resposta, o prefeito disse que está em curso os processos de legalização dos terrenos e de construção da alça que trará saída logística aos moradores da Vila da Frum.

“Estamos estudando junto à Arteris Fernão Dias – que é a concessionária que administra o trecho rodoviário – algumas alternativas para resolver de uma vez por todas o problema da gestão logística ao bairro, ou seja, a construção de uma marginal. Já fizemos contato com duas áreas para desapropriação e estamos bastante adiantados nesta questão. Em breve, a interligação poderá ser comemorada. A área de lazer também está sendo estudada para atender as nossas famílias. Se preciso for, ingressaremos, via judicial, para uma desapropriação administrativa da área”, disse o prefeito.

Para os vereadores Walderrama, Rafael ‘Tita’, Tamara e Marcio Vieira, a representação popular se faz nas visitas aos moradores. “É uma oportunidade muito importante porque conhecemos a realidade de cada bairro de Extrema. Podemos ainda ouvir o que o cidadão tem a dizer e pontuar o que realmente precisa ser feito para beneficiar a comunidade, de forma geral. A população só tem a ganhar com isso”.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp